NO AR
Programa: Ponte na Madrugada

Galinha põe ovo em formato diferente e surpreende proprietário em Criciúma

Epagri diz que fenômeno se deve a carência nutricional, falta de cálcio.

Uma galinha surpreendeu o proprietário ao colocar um ovo com formato arredondado há quase 15 dias em Criciúma, no Sul catarinense. Ela é uma das três aves da espécie criadas no fundo do quintal da casa do aposentado Manoel da Silva, que vive em um bairro afastado do centro. Segundo a Epagri, o fenômeno considerado raro se deve a uma deficiência nutricional da ave, da raça Label Rouge.

“Essas três galinhas do pescoço pelado estão aqui em casa há uma ano. Diariamente, colhemos os ovos que elas põem, o que é até uma terapia para a gente. Hoje (30), ela comeu esse ovo”, contou Manoel.

Segundo o médico veterinário da Epagri Marcelo Silva Pedroso, a maioria dos relatos de ovos redondos são colocados por animais idosos.

“Pode acontecer de ela colocar um ovo redondo devido a uma flacidez do útero. É o útero que dá formato oval. No caso específico desta galinha é um problema nutricional, falta de cálcio na alimentação, tanto é que ela comeu o próprio ovo. Esse ovo saiu com a casca mole e se firmou fora do útero, por isso ficou redondo”, explicou Pedroso.

Conforme Manoel, as aves são criadas para produção dos ovos consumidos pela família. "Além disso, pra mim é muito agradável, todas as manhã, alimentá-las e colher seus ovos", contou o aposentado.

Fonte: G1 SC

Ao Vivo

Trânsito Agora

Tempo