NO AR
Programa: Paradao de Sucessos

Vendas de veículos novos no Vale em janeiro superam médias de SC e do país

As vendas de veículos novos no Vale do Itajaí em janeiro foram maiores do que as médias catarinense e nacional.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos em Santa Catarina (Fenabrave-SC), o volume de emplacamentos na região no primeiro mês do ano, considerando todos os tipos de veículos, subiu 30,7% na comparação com o mesmo período de 2017. No país, este índice foi de 20% e, no Estado, de 17,5%.

Com os números, o Vale teve o desempenho mais expressivo entre todas as regiões catarinenses na largada do ano. Só o segmento de automóveis e comerciais leves apresentou alta de 27%. As vendas de motos cresceram 33% e as de caminhões disparou 72,3%.

A boa notícia, para as revendedoras, é que os dados – a se considerar a base fraca de 2016 – confirmam o aquecimento do setor. A ruim, para quase todo o restante, é que mais e mais veículos nas estradas estrangulam a já delicada mobilidade urbana e desafiam a precária condição das rodovias que cruzam a região.

Aliás

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC) mostram que a frota de Blumenau, em janeiro, somava 255.686 unidades. Só de automóveis eram 163.822, 3.533 a mais do que havia no mesmo mês de 2017.

A se manter este ritmo, fica a pergunta se as atuais obras de mobilidade que ocorrem na cidade darão conta de atender a demanda num futuro não muito distante. E também fica evidente a urgência em rever o atual modelo do transporte coletivo, tornando-o atrativo ao ponto do usuário trocar o carro pelo ônibus. É possível?

Fonte: NSC Total / Pedro Machado

Ao Vivo

Trânsito Agora

Tempo